Buscar

Um pouquinha da história de Dinah Rodrigues


Criadora de um método incrível – Yoga Terapia Hormonal

Dinah nasceu em São Paulo no ano de 1927. Quando pequena, seu desejo era ser médica como seu pai, mas foi destinada a trilhar outros caminhos. Cursou faculdade de filosofia, ciência e letras na universidade de São Paulo, concluiu seus estudos como bacharel em filosofia e psicologia.
Casou- se... tornou-se também esposa, mãe de três filhos e avó de seis netos.

Desde criança Dinah praticava e gostava de esportes. Por volta dos 40 anos iniciou a prática da Hatha Yoga, sua primeira professora foi Celeste Castilho (uma das pioneiras de yoga no Brasil). Dinah sentiu tamanha identificação que entendeu que Yoga era aquilo que buscava, certa disso, começou a estudar e aprofundar-se no vasto universo filosófico do yoga. Frequentou congressos nacionais e internacionais, revirou sebos e livrarias por vários países em busca de literatura rara.

Aos 63 anos, em uma consulta de rotina, seu médico ginecologista demonstrou grande admiração à sua condição de saúde e níveis hormonais, Dinah associou esta qualidade a sua disciplina na prática regular de yoga, então, naquele momento, teve a feliz ideia de organizar uma série de exercícios para hormônios femininos, comentou com o médico e este entusiasmado estimulou Dinah a desenvolver um grupo de exercícios de Yoga específico para mulheres, foi deste estímulo, ou desafio (diz Dinah) que surgiu o Método de Yogaterapia Hormonal.

Nessa época Dinah já tinha conhecimento e formação em Yogaterapia, então começou seu estudo de pesquisa em fisiologia da menopausa através de diversos artigos científicos encontrados nos Estados Unidos e Europa. Enquanto estudava mantinha suas práticas pessoais intensivas: Pranayama, Kundalini Yoga e Chi Gong – todas essas técnicas trabalham a energia individual. No Brasil conheceu mestres de grande valor que a estimularam a prosseguir nos estudos, principalmente de técnicas energéticas tibetanas aplicadas a Yogaterapia.

Assim, fez do corpo seu laboratório, experimentou combinações de técnicas, inventou maneiras de produzir massageamento interno (em orgãos e glândulas) associados a uma técnica que promove o direcionamento da energia individual, foi assim que chegou ao seu poderoso método de Yoga Terapia Hormonal.

Em 1992 começou a ministrar aulas, nessa época o método era intitulado de Yogaterapia Hormonal para Menopausa. Dinah tinha um grupo de alunas que praticavam regularmente e forneciam dados para apoiar sua pesquisa. Sua pesquisa era baseada na prática regular do método Yogaterapia Hormonal para Menopausa, para controle utilizava exames de níveis hormonais a cada 4 meses e preenchimento mensal de questionário específico de sintomas de baixa hormonal. A pesquisa de resultados teve o apoio de uma de suas filha – é Msc. E Ph.D, Professora na London University - U. K.

A partir da observação dos resultados positivos da Yoga Terapia Hormonal - elimina de forma natural os sintomas da menopausa - Dinah foi estimulada por sua família (marido, filhos e netos) a escrever seu 1º livro e divulgar seu método.

Logo Dinah passou a ministrar cursos de especialização para professores de Yoga.

Escreveu seu primeiro livro com o título de Yogaterapia Hormonal para Menopausa. Seu esposo é um grande parceiro, ajudou na revisão da redação em português e fez a tradução para a língua inglesa.


A experiência mostrou que o método era muito abrangente, não se limitava a sintomas da menopausa, beneficiava mulheres que apresentavam outros distúrbios hormonais como: ovários policísticos; hipotiroidismo; mulheres com dificuldade para engravidar, entre outros, por tanta abrangência, Dinah passou a chamar seu método de Yogaterapia Hormonal para Mulheres.

A Yogaterapia Hormonal é um método criado por uma brasileira! rapidamente percorreu o Brasil, atravessou fronteiras e hoje é reconhecida e valorizada em muitos países da Europa e América do Norte. Seu livro foi traduzido para vários idiomas (inglês, espanhol, alemão, Italiano) Dinah viaja todos os anos ministrando cursos de especialização para professoras brasileiras e estrangeiras interessadas em trabalhar com o método.
Dinah é uma mulher admirável, está além de seu tempo, é criativa, estudiosa, obstinada, incansável e confiante dos benefícios de seu método. Ao longo de anos de experiência, criou mais dois métodos – Yogaterapia para Hormônios Masculinos e Yogaterapia Hormonal para Diabete.

Hoje, aos 95 anos está em processo de finalização de seu mais novo método Yogaterapia Hormonal para Sistema Imunológico.

Minha gratidão e admiração a querida Dinah Rodrigues por sua inspiração. Dinah acreditou, organizou e oferece a simplicidade e poder de um tratamento natural que nos desperta para possibilidade da auto observação, para percepção do corpo sutil, para autonomia, autocuidado, auto regulação e cura.

Márcia Pavão


Capas das 1ªs capas dos Livros









Capas recentes.






1 visualização0 comentário